Já não é novidade que o povo brasileiro é um dos mais vaidosos entre todo o mundo. Mas você já parou pra pensar o quanto isso impacta no mercado de beleza e estética? De acordo com uma pesquisa realizada na Alemanha pela GFK com 29 países, os brasileiros gastam em média cerca de 4,4 horas por semana em cuidados com o corpo, sendo as mulheres ainda mais vaidosas, com uma média semanal de 5,3 horas semanais! O país, nesse ranking, está apenas atrás da Itália. Essa constatação levou a uma série de pesquisas para quantificar os cuidados com beleza e estética no país, um dos segmentos que mais cresce por aqui.
Números são promissores
Cuidar do corpo e do seu visual não trata-se apenas de vaidade. O cuidado com a saúde mental, principalmente pela auto-estima dos brasileiros, é um dos principais fatores para esse crescimento exponencial. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a estética cresceu, nos últimos anos, 567%, sendo mais de 480 mil profissionais atuando na área. Além disso, todo esse cuidado movimentou mais de R$47 bilhões. Com todo esse investimento, e o cuidado com a saúde por parte dos brasileiros, o país chegou ao pódio no mercado de estética no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Quando voltamos os olhos para o público jovem, a posição do Brasil sobe dois degraus e chega ao primeiro lugar. A medalha de ouro se dá ao fato de que o país é o maior realizador de cirurgias plásticas entre todo o globo. Ou seja, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o país alcançou 13,1% do total de procedimentos em 2019, o que equivale a cerca de 1,5 milhões de cirurgias estéticas por ano. Os jovens de até 18 anos, nesse caso, respondem por cerca de 90 mil destes procedimentos. É um grande número a se ter em consideração.
Por que atuar na área da saúde estética
Para quem pensa em entrar para esse mundo, seja pela alta rentabilidade ou para ajudar esses milhares de brasileiros a se sentirem bem com sua própria imagem, as vantagens dessa decisão são inúmeras. Uma delas, é o fato de que esse setor não é sazonal. Ou seja, em qualquer época, até mesmo em momentos de crise, as pessoas irão buscar por procedimentos estéticos e de beleza, além, é claro, da quantidade de brasileiros que pretendem mudar algo no rosto chegar a 82%, aponta um estudo realizado pela Allergan em conjunto com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.